Pular para o conteúdo
Mundo

Descobertos dentes que podem reescrever a história da humanidade

Os cientistas adiaram a publicação da descoberta por praticamente um ano
Arquivo -

Os cientistas adiaram a publicação da descoberta por praticamente um ano

Uma equipe de arqueólogos alemães descobriu um conjunto intrigante de dentes, de 9,7 milhões de anos de idade, num antigo leito do rio Reno, anunciou nesta semana o Museu de História Natural de Mainz, no oeste da Alemanha.

Os dentes não parecem pertencer a nenhuma espécie descoberta na Europa ou na Ásia. Eles se assemelham mais àqueles pertencentes aos esqueletos hominoides de Lucy (Australopithecus Afarensis) e Ardi (Ardipithecus ramidus) – descobertos em escavações na Etiópia.

No entanto, os dentes encontrados no vilarejo de Eppelsheim, a 40 quilômetros ao sul de Mainz, são pelo menos 4 milhões de anos mais velhos que os esqueletos africanos. De tão intrigados, os cientistas adiaram a publicação da descoberta por praticamente um ano. Uma equipe especializada realizará testes adicionais nos dentes.

“Grande mistério”

“Eles claramente são dentes de primatas”, afirmou o chefe da equipe de arqueólogos, Herbert Lutz, ao diário local Merkurist. “Suas características se assemelham a achados africanos que são de 4 milhões a 5 milhões de anos mais novos que os fósseis escavados em Eppelsheim. Isso é uma tremenda sorte, mas também um grande mistério.”

Na coletiva de imprensa na qual foi anunciada a descoberta, o prefeito de Mainz, Michael Ebling, disse que o achado forçará cientistas a reconsiderar a história dos primórdios da humanidade.

“Não quero dramatizar demais, mas gostaria de lançar a hipótese de que depois de hoje devemos começar a reescrever a história da humanidade”, disse.

O arqueólogo alemão Axel von Berg afirmou a meios de comunicação ter certeza de que as descobertas receberiam muita atenção. “Isso irá impressionar especialistas”, garantiu Berg ao jornal local Allgemeine Zeitung.

O primeiro artigo científico sobre a descoberta será publicado na próxima semana na rede social voltada a profissionais da área de ciência ResearchGate. Os dentes ainda estão sendo examinados em detalhe, mas a partir do fim de outubro eles serão exibidos na exposição vorZEITEN, organizada pelo estado da Renânia-Palatinado. Em seguida, segundo o diário alemão Die Welt, os dentes seguirão para o Museu de História Natural de Mainz.

Os dentes foram encontrados por arqueólogos que estavam peneirando cascalho e areia num leito pré-histórico do Reno – um curso antigo do rio mais importante da Alemanha. Os primeiros fósseis de primatas foram encontrados na região em 1820. Desde 2001, foram descobertas 25 novas espécies na área.

Os dentes foram encontrados ao lado dos restos de um gênero de equídeo (mamíferos que pertencem à família Equidae, que inclui o cavalo) extinto – o que ajudou os pesquisadores a determinar a idade dos fósseis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

bebê

Do banho à alimentação, bebês requerem cuidados especiais nos dias frios de MS

bolsonaro

Alvo da PF, Bolsonaro vai usar tornozeleira eletrônica e ficar sem redes sociais

Resolução impõe regras para visitas prisionais e obriga promotores a seguirem ‘script’ com detentos

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

Perseguição a traficante acaba com mais de 1 tonelada apreendida na BR-163 pela PRF

Últimas Notícias

Famosos

Ex-BBB Paula Amorim sofre terceira perda gestacional: ‘Tristeza’

Casada com Breno Simões, Paula Amorim fez um duro desabafo após sofrer a terceira perda gestacional em menos de dois anos; entenda

Cotidiano

MS tem 117 mil motoristas com CNH vencida há mais de 5 anos; saiba como renovar

Além do processo normal de renovação, os motoristas nessa condição precisam fazer um curso de atualizações ou apenas uma prova teórica

Emprego e Concurso

Está na lista? Campo Grande divulga selecionados para vagas de coveiro e pedreiro

As vagas são destinadas à formação de cadastro reserva e exigem nível alfabetizado

Brasil

PF encontra e apreende cerca de US$ 10 mil na casa de Bolsonaro

Polícia suspeita que dinheiro poderia ser usado para fuga do ex-presidente