Foguete da Space X teve de passar por inspeção técnica

O lançamento de um foguete pela empresa privada estadunidense Space X foi cancelado no último minuto em Cabo Canaveral, na Flórida, na tarde deste sábado (18).

Segundo a empresa, o cancelamento ocorreu pois o foguete Falcon 9, que sairia da estação espacial Kennedy, da (Agência Espacial Norte-Americana), teve de passar por uma revisão do sistema de direção do motor.

O lançamento do foguete deve ocorrer ainda nesta domingo (19). A Space X informou do adiamento por meio de sua conta no twitter. A informação foi confirmada pela Nasa.

“Todos os sistemas funcionam, com exceção da ligeiramente estranha marca de movimento de um pistão hidráulico do sistema de direção superior”, escreveu na rede social o proprietário da empresa, Elon Musk.

O foguete será lançado na mesma plataforma de onde partiu a histórica missão Apolo 11, que enviou em 1969 a primeira tripulação a pisar na lua, além de várias outras missões da Nasa.

Em setembro de 2016, um outro foguete da mesma empresa explodiu durante uma simulação de decolagem realizada também em Cabo Canaveral, nas instalações da estação espacial Kennedy.

Na época, a Space X explicou em comunicado que a explosão se deu por causa de uma “anomalia” na plataforma de decolagem que provocou a “perda do foguete e sua carga”.

(com supervisão de Ludyney Moura)