Reunião deve ocorrer na sexta-feira

A propôs nesta segunda-feira (17) uma reunião entre o país e a para realizarem conversas militares pela primeira vez em quase três anos, a fim de reduzir a tensão na fronteira que separa os países.

Caso o convite seja aceito, reunião deve ocorrer na próxima (21) na chamada Zona de Segurança Conjunta, que fica na zona desmilitarizada da fronteira, explicou em coletiva de imprensa o vice-ministro de Defesa, Suh Choo-suk.

Com as conversas, a Coreia do Sul pretende diminuir a eminênia de um ataque norte-coreano. Nos últimos meses, tem crescido o número de testes de armas pela península da Coreia do Norte – o último míssil lançado pelo país teve capacidade de alcançar os EUA.Coreia do Sul propõe reunião com Coreia do Norte para diminuir tensão militar

Especialistas, no entanto, duvidam do sucesso de possíveis negociações. O professor de relações internacionais da Universidade de Dongguk, Kou Hvan, afirma que o termo “reduzir tensões” tem significados muito diferentes para as lideranças dos dois países.

Entretanto, o convite demonstra a vontade política do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, de diálogo com o norte. Moon chegou a propor uma reunião pessoal com o presidente da Coreia do Norte, Kim Jonh-un.