Coreia do Norte promete responder ‘insensato’ envio naval dos EUA
EUA determinaram no deslocamento do porta-aviõe de outros navios da Marinha para águas próximas ao território da Coreia do Norte
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
EUA determinaram no deslocamento do porta-aviõe de outros navios da Marinha para águas próximas ao território da Coreia do Norte
A Coreia do Norte denunciou, nesta terça-feira (10), o envio “insensato” da Marinha americana à península coreana, advertindo que o governo está preparado para responder.
O envio por parte de Washington de um porta-aviões e sua frota para a região “vem provar que os movimentos insensatos dos Estados Unidos para invadir a República Democrática Popular da Coreia alcançaram uma fase grave”, disse um porta-voz do Ministério norte-coreano das Relações Exteriores, segundo a agência oficial de notícias KCNA.
Os Estados Unidos determinaram no último sábado (8) o deslocamento do porta-aviões USS Carl Vinson e de outros navios da Marinha para águas próximas ao território da Coreia do Norte. O movimento é uma demonstração de força após “novas provocações” feitas pelo presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que tem coordenado testes de lançamentos de mísseis em direção ao mar.
A esquadra suspendeu um exercício na Austrália após receber uma ordem do almirante Harry Harris, chefe do Comando do Pacífico, para se deslocasse à Península Coreana, onde os militares americanos devem participar de manobras anuais de defesa comandadas pela Coreia do Sul, constantemente ameaçada pela vizinha do norte.
O envio do porta-aviões ocorre na semana em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu a visita do presidente chinês, Xi Jinping. Em uma das reuniões, ambos discutiram a necessidade de evitar “novas provocações” da Coreia do Norte.
A China pediu que os Estados Unidos e a Coreia do Norte “ajam com moderação e evitem uma escalada das tensões” após o envio de um porta-aviões nuclear americano à península coreana.
A porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Hua Chunying, disse, em entrevista, que seu governo “segue de perto os acontecimentos na península coreana”.
Notícias mais lidas agora
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
- Comparsa de ‘Neguinho do CV’ é preso em casa de distribuição de drogas no Aero Rancho
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
Últimas Notícias
Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial após 25 anos de negociação
Anúncio foi feito antes da reunião no Uruguai
Previsão de tempestade deixa as 79 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta
O alerta indica tempestades com chuva entre 20 e 30 mm e ventos de até 60 km por hora
Ferros-velhos de Campo Grande receberam ‘batida’ em busca de fios e materiais furtados
Balanço da Operação ainda não foi divulgado
Polícia Militar de São Paulo receberá R$ 27 milhões para aquisição de câmeras corporais
Anúncio foi feito pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.