Instalação de sistema antimísseis na causou tensão entre EUA e China

Conselho de Segurança das Nações Undas condenou energeticamente nesta terça-feira (7) os recentes disparos de mísseis balísticos por parte da , e manifestou sua preocupação diante do “comportamento crescente desestabilizador” de Pyongyang.

A enérgica condenação está incluída no projeto de declaração apresentado pelos Estados Unidos, que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho, apesar da tensão entre Washington e Pequim em torno da instalação do sistema de defesa antimísseis americano THAAD na Coreia do Sul.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou e supervisionou os quatro disparos efetuados por uma unidade de artilharia na segunda-feira (6), cujo objetivo era treinar para “atingir as bases das forças imperialistas americanas de agressão no em caso de necessidade”, segundo a agência de imprensa oficial norte-coreana KCNA.

Segundo o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, depois de percorrer por volta de 1.000 quilômetros no sentido leste, três mísseis caíram na “Zona Econômica Exclusiva” japonesa, ou seja, a menos de 200 milhas marinhas (370 km) da costa.

“Isto demonstra claramente que a Coreia do Norte atingiu um novo nível de ameaça”, disse Abe, que convocou uma reunião do Conselho Nacional de Segurança.

“Os disparos reiterados da Coreia do Norte são um ato de provocação para nossa segurança e uma violação flagrante das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. De modo algum podemos tolerar”, completou.

Após o incidente EUA anunciaram a instalação de um sistema anti-mísseis na Coreia do Sul. O Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) contribuirá “para um sistema de defesa antimísseis e aumentará a defesa da aliança entre Estados Unidos e Coreia do Sul contra as ameaças de mísseis da Coreia do Norte”, assinalou o Comando do Pacífico em um comunicado.

“Os testes de aceleração do programa norte-coreano de armas nucleares e de lançamento de mísseis balísticos constituem uma ameaça à paz e a segurança internacionais e violam várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

Coreia do Sul e Estados Unidos concordaram no ano passado em instalar o sistema THAAD.

Na terça-feira (7) o ministério das Relações Exteriores da China anunciou que o país defenderá “com determinação” sua segurança, após a instalação do escudo antimísseis americano na Coreia do Sul.

“A China tomará resolutamente as medidas necessárias para defender os próprios interesses (em termos) de segurança”, afirmou o porta-voz do ministério, Geng Shuang.

“Todas as consequências decorrentes disto serão suportadas por Estados Unidos e Coreia do Sul”, completou.