Pular para o conteúdo
Mundo

Brasil e União Europeia pedem que Venezuela cancele Assembleia Constituinte

Regras violariam principio de soberania popular
Arquivo -

Regras violariam principio de soberania popular

O Brasil pediu nesta segunda-feira (17), ao governo venezuelano que cancele a convocatória à Assembleia Constituinte, depois de mais de 7 milhões de cidadãos rejeitarem, segundo a oposição, a iniciativa em um plebiscito simbólico celebrado neste domingo.Brasil e União Europeia pedem que Venezuela cancele Assembleia Constituinte

As regras da Constituinte “violam o direito ao sufrágio universal e ao próprio princípio de soberania popular”, afirmou a chancelaria brasileira em um comunicado.

“O elevado nível de participação no plebiscito organizado ontem, dia 16, pela Assembleia Nacional foi mostra inequívoca da vontade do povo venezuelano de pronta restauração do estado democrático de direito no país”, acrescentou o Itamaraty.

A Venezuela vive uma forte convulsão, com protestos que deixam 95 mortos desde 1º de abril, e uma das piores crises econômicas de sua história, que asfixia a população com uma severa escassez e inflação de três dígitos.

Segundo a coalizão opositora venezuelana MUD (Mesa da Unidade Democrática), que organizou o plebiscito sem o aval do poder eleitoral, cerca de 7,2 milhões de venezuelanos votaram contra o presidente e sua convocatória a uma Assembleia constituinte, cujos integrantes serão eleitos em 30 de julho.

No domingo, uma mulher morreu e outras três pessoas ficaram feridas em um ataque com armas de fogo contra eleitores em um bairro popular do oeste de Caracas.

O Brasil condenou esses episódios e voltou a pedir a “restauração das competências da Assembleia Nacional” – o Parlamento, hoje de maioria opositora – e a “libertação de todos os presos políticos”.

O governo brasileiro espera que o resultado do plebiscito leve a “uma negociação efetiva a favor da paz e da democracia na Venezuela”.

A chefe da diplomacia da UE (União Europeia), Federica Mogherini, pediu nesta segunda-feira ao governo venezuelano que suspenda a convocatória para a Assembleia Constituinte, que ameaça aumentar as tensões e a violência no país.

“A violência já tirou muitas vidas e ameaça aumentar antes da Assembleia constituinte”, advertiu Mogherini em uma conferência de imprensa em Bruxelas após uma reunião de ministros de Relações Exteriores do bloco.

“Uma ampla maioria da população parece claramente não respaldar a assembleia constituinte”, observou. Sua convocatória “ameaça polarizar ainda mais o país e aumentar os confrontos”, disse.

“Portanto pensamos que seria útil que o governo busque gestos políticos para reduzir as tensões, criar melhores condições para retomar o trabalho por uma solução negociada” da crise, acrescentou.

“Suspender o processo da Assembleia constituinte seria um gesto importante”, sugeriu Mogherini.

Questionada sobre a possibilidade de sanções europeias contra a Venezuela, Mogherini indicou que “todas as opções estão sobre a mesa para considerações políticas”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Vacinação contra a gripe

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Juiz dá prazo e pede urgência para marcar primeira audiência da 4ª fase da Tromper

Últimas Notícias

Cotidiano

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Ação com fumacê visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Polícia

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (21), quando a família foi obrigada a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 60 mil

Polícia

Mais vítimas aparecem e pai de santo é denunciado por abuso sexual contra menores

Pai de santo estaria pedindo dinheiro em grupos de WhatsApp para contratar um advogado

Mundo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Lei foi sancionada mesmo com negativa dos ucranianos