Pular para o conteúdo
Mundo

Batalha judicial por direitos sobre ‘selfie’ de macaco termina em acordo

ONG defendia que direitos autorais da imagem pertenciam ao animal
Arquivo -

ONG defendia que direitos autorais da imagem pertenciam ao animal

Quando o fotógrafo norte-americano David Slater encontrou sua câmera perdida na ilha de Sulawesi, na Indonésia, em 2011, cheia de ‘selfies’ de um , não imaginava que iria ter uma dor de cabeça tão grande por conta de direitos autorais.

Acontece que, as selfies do macaco “Naruto” – como ficou conhecido o animal – bombaram na internet, sendo replicadas nas redes sociais e portais de notícia infinitamente. Logo surgiu uma discussão sobre quem deveria receber os direitos autorais pela foto, o dono da câmera, ou Naruto?

Foi assim que a ONG Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais, em tradução do inglês) apareceu no jogo, exigindo que os direitos autorais pela imagem fossem recebidos pelo animal. A ONG defendia que, como Naruto quem tirou as fotos, a ele pertencia o lucro com as imagens.

Mas o dinheiro não ficaria apenas com o macaco, e sim com a ONG, que se propôs a representar o animal. “Naruto tem o direito de possuir e se beneficiar dos direitos autorais […] do mesmo modo e na mesma medida em que qualquer outro autor”, sustentava a Peta.Batalha judicial por direitos sobre 'selfie' de macaco termina em acordo

Após o caso ir à Justiça norte-americana há dois anos, o fotógrafo David Slater venceu em primeira instância. Mas a Peta entrou com um recurso, e o caso teve fim nessa segunda-feira (11), após ONG e fotógrafo entrarem em um acordo.

Pelo acordo, a Peta terá direito a 25% dos lucros com os direitos autorais das imagens, enquanto Slater ficará com os outros 75% do dinheiro. Até o momento, Slater não divulgou o quanto teria lucrado com o direito pelos usos das imagens.

“A Peta e David Slater concordaram que esse caso levanta questões importantes e inovadoras sobre expandir os direitos legais para animais não humanos, um objetivo que ambos apoiam e que vão manter em seus respectivos trabalhos para seja atingido”, disseram ambas as partes.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Evander Vendramini (PP) colocou à disposição a presidência regional do PP

Após perder eleição, ex-deputado analisa trocar PP pelo PL em 2026

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

alems deputados reajuste

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

alergia

Tempo seco é gatilho em MS, mas alergias podem surgir a qualquer momento

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é encontrado morto ao lado de lixeira, na Avenida Euller de Azevedo

Corpo foi encontrado por populares que acionaram o socorro, mas a vítima já estava morta

Esportes

Brasil encara a Itália em busca de título inédito da Liga das Nações neste domingo

Partida também pode marcar a revanche contra as italianas, que levaram a melhor sobre o Brasil em 2022

Le Blog Maria Antonia

HOJE tem festa julina beneficente para você e seu pet! Não perca o Arraiau Cãopira

É hoje ! Arraiau Cãopira! Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e traga seu doguinho para o arraiá mais animado e solidário da cidade! Neste domingo , das 9h às 18h, a Praça Regina será palco do imperdível Arraiau Cãopira, uma festa beneficente em prol de ONGs e protetores de animais parceiros da … Continued

Polícia

PM prende dois e ‘caça’ outros por suspeitas de furto de fios na Júlio de Castilho

Episódio ocorreu na movimentada Avenida, na manhã deste domingo (27)