EUA classificou projétil como de médio alcance

A Coreia do Norte lançou nesta quinta-feira (14) um novo míssil sobre a ilha do Japão. De acordo com a imprensa japonesa, o projétil sobrevoou a ilha de Hokkaido. Autoridades emitiram um alerta para que a população procurasse abrigo.

Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte lança um míssil que sobrevoa o Japão. A primeira vez foi ao fim de agosto. O lançamento ocorre no mesmo dia em que o comitê de relações internacionais do país ameaçou “afundar”, com uma bomba nuclear, o arquipélago japonês.

Assim como no primeiro lançamento, o míssil não atingiu a ilha, e caiu no oceano Pacífico. O projétil permaneceu no ar por 17 minutos, sobrevoando uma extensão de 3.700 quilômetros de distância, e chegando a uma altitude de 770 quilômetros.

Em agosto, o projétil lançado alcançou uma altitude menor, de 550 quilômetros. Os EUA classificaram o míssil como de médio alcance, com uma capacidade de alcançar alvos a 4.000 quilômetros de distância.Após ameaça de 'afundar' Japão, míssil da Coreia do Norte sobrevoa ilha

O porta-voz do governo japonês, Yoshishide Suga, diz que o país condena “nos termos mais enérgicos” a medida norte-coreana. “Protestamos energicamente ante a Coreia do Norte, manifestando-lhes a ira do povo japonês e expressando nossa condenação nos termos mais enérgicos”, declarou.