Avigdor Lieberman foi nomeado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro de , Benjamin Netanyahu, anunciou a nomeação do ultranacionalista Avigdor Lieberman para o Ministério da Defesa nesta quarta-feira (25). Lieberman é considerado uma ‘verdadeira ameaça' por lideranças da Autoridade . O ministro da Defesa é responsável por monitorar os territórios palestinos.

De acordo com a agência francesa AFP, analistas têm questionado se a indicação de Lieberman representaria um ‘endurecimento' do governo de Netanyahu contra a população palestina. Outro membro do mesmo partido de Lieberman assumiu o ministério da Imigração.

Lieberman disse que deve praticar uma política ‘responsável e equilibrada' como ministro. “A primeira coisa com a qual me comprometo é uma política responsável, razoável”, disse ele em entrevista à imprensa local.

Líderes palestinos falaram sobre seus temores em relação à indicação de Lieberman, que é desafeto histórico dos árabes da região. “Este governo acarreta uma ameaça real de instabilidade e de extremismo na região”, afirma Saeb Erakat, número dois da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), em entrevista à AFP.