Tanques turcos entraram na na quarta

O ministro da Defesa da afirmou nesta quinta-feira (25) que a cidade de Jarablus, na Síria, foi retomada do controle do grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico. Segundo informações do governo turco, os combatentes da organização jihadista deixaram a cidade sem indicação de grande resistência.

De acordo com a rede portuguesa TSF, Fikri Isik, titular da pasta da Defesa turca, anunciou que a ofensiva turca deve prosseguir até que as milícias curdas recuem a uma “distância segura”.

Os ataques turcos na Síria começaram na quarta-feira (24) e prosseguiram com a entrada de mais 10 tanques nesta quinta (25). Caças norte-americanos cobrem a ofensiva pelo ar, embora Ancara afirme que não houve pedido de apoio dos Estados Unidos.

A operação já deixou dois mortos e dois feridos entre rebeldes sírios. A estimativa é que a missão dure ao menos mais uma semana.

A Turquia é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e faz parte da coligação liderada pelos Estados Unidos, que realiza ações paralelas às da Rússia e Irã, aliados do governo sírio.