Eles têm entre 17 e 26 anos

A polícia da Alemanha prendeu três sírios acusados de fazer parte do grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico, na manhã desta terça-feira (13). Os três teriam sido enviados pela organização jihadista ao estado de Schleswig-Holstein, norte alemão.

O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, afirmou que investigações apuram envolvimento dos três com os atentados realizados em Paris no ano passado, por meio de uma “possível célula adormecida” do grupo terrorista sírio-iraquiano. Os suspeitos têm idade entre 17 e 26 anos.

Em pronunciamento à imprensa, Maizière declarou que “o estado atual das investigações da polícia federal criminal indica ligações com os terroristas de Paris, de novembro de 2015”. Segundo ele, os três suspeitos chegaram à Alemanha junto a refugiados que haviam pedido asilo político.

De acordo com o ministro, citado pela rede portuguesa RTP, eles teriam obtido documentos para os mesmos grupos que os autores dos ataques em 13 de novembro. Desde 2015, a Alemanha registrou dois atentados terroristas reivindicados pelo Estado Islâmico.

O jornal alemão Die Welt apurou que os agentes apreenderam telefones celulares e outros aparelhos de armazenamento de dados. Segundo o periódico, os três já eram investigados pelo serviço de inteligência da Alemanha há meses, depois de recomendação do serviço secreto.