O Gotthard tem 57 km de extensão

A Suíça inaugurou nesta quarta-feira (1) um novo túnel ferroviário que passa a ser o mais extenso do mundo. De acordo com a agência Reuters, sua construção levou 17 anos. Com 57,1 km de comprimento, o Gotthard é também o túnel com maior profundidade do planeta. Ele é considerado uma ‘obra-prima’ da engenharia pelos seus responsáveis.

Ele foi construído para durar um século e é parte de um projeto de infraestrutura que vale 23 milhões de euros, e cujo objetivo é fazer viagens debaixo da cordilheira dos Alpes, que divide o norte e sul da Europa. Ele deve ir de Rotterdam, na Holanda, a Gênova, na Itália. No ponto mais fundo, ele chega a 2,3 km de profundidade. O público poderá ir de Zurique a Milão a partir do final deste ano.

Os comboios que passarão pelo túnel devem levar cerca de 17 minutos para atravessá-lo. São 260 comboios de mercadorias e 65 de passageiros. Eles usarão o Gotthard todos os dias, a partir do final deste ano. O túnel deve ser aberto ao público em dezembro. Durante a construção, a equipe de engenharia explodiu 73 tipos diferentes de rochas, escavando mais de 28 mil toneladas de pedra. Nove pessoas morreram durante as obras.