Mundo

Sobe para 41 o número de mortos em atentado de Istambul

No mínimo dez estrangeiros; 239 pessoas estão feridas

Norberto Liberator Publicado em 29/06/2016, às 10h57

None
turquia-ataque.jpg

No mínimo dez estrangeiros; 239 pessoas estão feridas

Subiu para 41 o número de mortos no ataque no aeroporto de Atatürk, em Istambul, capital cultural da Turquia, de acordo com a rede EuroNews. Dentre as vítimas fatais, há estrangeiros. Autoridades afirmam que 239 pessoas estão feridas. No atentado, três homens-bomba explodiram-se no terminal internacional e no parque de estacionamento, na noite de terça-feira (29).

De acordo com a agência Efe, o escritório do governo de Istambul anunciou que dos 41 mortos, 37 já foram identificados. Dentre eles, dez são estrangeiros e três têm dupla nacionalidade. Há 130 pessoas em tratamento nos hospitais locais, enquanto 109 outros feridos tiveram alta e 19 corpos já foram entregues às famílias das vítimas.

“Caminhei 15 minutos para chegar ao aeroporto e quando estava a chegar às escadas ouvi uma grande explosão e uma mulher e uma criança a chorar e a gritar. Os seguranças vieram e vi pessoas com as roupas rasgadas. Fiquei confuso, não percebi que era por causa da explosão”, diz uma testemunha ouvida pela reportagem da EuroNews.

Os autores, armados com metralhadoras, granadas e cintos de explosivo, dispararam contra as pessoas antes de explodirem as bombas. Nenhum grupo reivindicou a autoria, mas as autoridades apontam que o crime segue os métodos utilizados pelo autointitulado Estado Islâmico. O atentado ocorre apenas dois dias após a Turquia reatar relações com Israel, mas ainda não se sabe se esta seria a motivação.

Jornal Midiamax