Foi morto durante bombardeio em Aleppo

A garantiu nesta quarta-feira (31) que o líder jihadista Abu Mohammed al Adnani, porta-voz do (EI), morreu nesta terça-feira (30) durante um bombardeio realizado por um avião russo Su-34 na província de Aleppo, no norte da .

“Segundo dados confirmados por diferentes canais de inteligência, entre os terroristas aniquilados está o chefe guerrilheiro Abu Mohammed al Adnani, mais conhecido como o porta-voz oficial do grupo terrorista Estado Islâmico”, disse um representante do Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência “Interfax”.

O porta-voz acrescentou que no ataque aéreo, que foi realizado próximo da cidade de Maaratat, ao sul de Aleppo, morreram até 40 jihadistas.

O EI anunciou ontem a morte de Adnani, mas não detalhou as causas e relatou somente que o mesmo tinha morrido durante uma “inspeção das operações militares” na província de Aleppo, onde os jihadistas enfrentam forças do regime sírio, milícias curdas e rebeldes sírios.

Ontem mesmo, o Pentágono anunciou que a coalizão liderada pelos Estados Unidos tinha realizado um ataque seletivo na Síria que poderia ter causado a morte do porta-voz do EI.

Adnani, cidadão sírio e cujo nome verdadeiro é Taha Sobhi Falaha, era o porta-voz oficial do EI e costumava emitir mensagens de áudio através da internet, mas foi poucas vezes visto em imagens.