Dois mantém

Junto com a eleição presidencial, alguns estados norte americanos aprovaram legalizar a maconha, manter a pena de morte e aumentar o salário mínimo nas consultas públicas. O Arizona rejeitou a legalização com 52% dos votos.

Na Califórnia e em Nebraska a pena de morte foi mantida. A legalização da maconha foi aprovada em 4 estados. Califórnia com 56% dos votos, Massachussetts com 53,5%, em Nevada 54% dos votos de aprovação e em Maine, com 88% dos votos apurados, o apoio se destacou em 50,4%, segundo informações da Agência Brasil. 

​Também foram aprovados aumentos do salário mínimo e rejeitados aumentos de impostos em diversas unidades federativas dos Estados Unidos.

Centros de pesquisa como o Instituto Brookings alertam que a legalização da maconha tem consequências internacionais importantes, porque questionam a validade dos tratados de drogas da ONU assinados pelos Estados Unidos e sua política global antidrogas.

Confirmando-se a legalização da maconha na Califórnia, Massachusetts, Nevada e Maine, passam a ser oito os estados norte-americanos onde a maconha é legal para fins recreativos, além do Distrito de Columbia.