Estado pode ser decisivo para indicações

Ocorrem nesta terça-feira (3) as primárias de ambos os partidos – Democrata e Republicano – no estado norte-americano de Indiana. Os favoritos continuam sendo a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, pelos democratas, e o megaempresário Donald Trump, pelos republicanos.

O número de delegados disputados nos estados será de 57 para os republicanos e de 83 para os democratas. Além deles, há no Partido Democrata mais nove superdelegados, com liberdade para votar no candidato que desejarem, sem interferência do voto de eleitores.

As votações em Indiana estão acontecendo desde as 6h e vão até as 18h, no horário de Mato Grosso do Sul. Segundo pesquisas do site Huffington Post, Hillary lidera entre os democratas com 51,2%, seguida por 43,5% do senador Bernie Sanders. Entre os republicanos, Trump aparece com 43,3%, contra 29,3% do senador Ted Cruz e 10,9% do governador de Ohio, John Kasich.

Delegados

Para a indicação interna do Partido Republicano, são necessários 1.237 votos. Trump tem 996, sendo atualmente o único pré-candidato com chances de chegar à convenção do partido com o número necessário.

Já no Partido Democrata, é preciso que hajam pelo menos 2.383 votos. Até o momento, Hillary possui 2.165, enquanto Sanders tem 1.357. Dos 1.243 delegados que restam, Hillary precisa de 218; Sanders, de 1.026.