Notícia gerou repercussão nas redes sociais

O presidente da França, François Hollande, possui um serviço particular de cabeleireiro e paga um valor mensal de 9.895 euros (R$ 36.210) para um profissional cuidar de seu penteado.

A informação foi divulgada pelo jornal satírico Le Canard Enchaîné, que publicou uma cópia do contrato, confirmado pela presidência como autêntico. Os benefícios ainda incluem concessões para eventuais habitações e “vantagens familiares”.

O cabeleireiro, identificado como Olivier B., foi contratado em maio de 2012, para atuar durante todo o mandato do presidente. A quantia total dos gastos com seus serviços, ao fim do mandato de cinco anos de Hollande, seria de 593.700 euros – o equivalente a R$ 2 milhões.

A informação causou grande repercussão nas redes sociais. Internautas franceses criaram a hashtag #Coffergate, ou seja, “porta do cofre” – a palavra “gate” é utilizada para dar nome a escândalos políticos, em referência ao caso Watergate, nos anos 70, que culminou com a queda do presidente norte-americano Richard Nixon.

Também foi lançada uma “campanha” online, em que os usuários publicam montagens do presidente com diversos penteados diferentes, para “ajudar seu cabeleireiro a ganhar seu salário”. As imagens incluíram referências a personagens de desenhos animados, moda retrô e até ao ditador norte-coreano Kim Jong-Un.