Peruanos vão às urnas amanhã decidir se querem volta do fujimorismo
Após vencer prmeiro turno, candidatura de Keiko Fujimori vem perdendo força
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após vencer prmeiro turno, candidatura de Keiko Fujimori vem perdendo força
Os dois candidatos Keiko Fujimori, do partido Força Popular, e Pedro Pablo Kuczynski, do partido Peruanos Pelo Kambio, disputam neste domingo a presidência do Peru em uma eleição acirrada, na qual os peruanos estão divididos sobre a volta ou não do fujimorismo ao poder.
Com apoio de ex-candidatos derrotados no primeiro turno, Kuczynski, de 77 anos e ex-ministro de Economia no governo de Alejandro Toledo, conseguiu nos últimos dias diminuir a vantagem que as pesquisas davam a Keiko Fujimori, de 41 anos.
Em sua segunda tentativa de chegar à presidência, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori – atualmente na prisão -, despontou como vencedora nas pesquisas divulgadas durante a campanha, mas nos últimos dias ganhou força o antifujimorismo que já lhe custou o triunfo no pleito de 2011 contra o atual presidente Ollanta Humala.
Em mensagem ontem em seu perfil pessoal no Facebook, Kuczynski, fez um apelo para que os peruanos defendam a democracia com os votos. “Fechemos a passagem ao retorno da ditadura, da corrupção e da mentira”, disse Kuczynski, numa referência aos anos de poder ditadorial do pai de sua adversária.
Na opinião de vários analistas políticos peruanos, o apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno pode ser fundamental para que Kuczynski consiga captar os votos dos ainda indecisos no sul do país.
Já Fujimori, que ganhou o primeiro turno com 39,85% dos votos, negou ontem em uma entrevista à emissora “RPP” que a democracia esteja em risco.”Quero rejeitar as declarações de meu rival, já que não só ofendem a minha equipe política, mas também as pessoas que nos respaldam. Tudo isto é parte da guerra suja. A democracia não está em risco, a democracia está sólida”, destacou.
Além de enfrentar manifestações populares contrárias à sua candidatura, nos últimos dias, a candidatura de Fujimori também foi abalada por uma denúncia de corrupção. Um dos seus principais financistas e ex-secretário da Força Popular, Joaquín Ramírez, foi vinculado esta semana a uma investigação por lavagem de ativos do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos (DEA).
O caso também envolveu o candidato a vice-presidente de sua chapa, José Chlimper, depois que este reconheceu que entregou uma gravação a um programa de televisão que divulgou um áudio manipulado para desacreditar a denúncia contra Ramírez.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.