Peru: com 90% das urnas apuradas, parciais apontam derrota de filha do ditador Fujimori

Cerca de 90% das urnas foram apuradas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 90% das urnas foram apuradas

O Onpe (Escritório Nacional de Processos Eleitorais do Peru) informou, nesta manhã, que mais de 90% das urnas já foram apuradas para o segundo turno da eleição presidencial no país.

O candidato da coligação PPK (Peruanos Por el Kambio), Pedro Pablo Kuczynski, tem 50,8% dos votos, contra cerca de 49% da candidata do partido Forças Populares, Keiko Fujimori.

De acordo com a Agência Brasil, o chefe do órgão eleitoral, Mariano Chucho, disse em coletiva de imprensa que a democracia no Peru está se fortalecendo, além de parabenizar os cerca de 22 milhões de eleitores que foram às urnas. As votações foram feitas no domingo (5) e estão em processo de apuração nesta segunda-feira (6).

Keiko Fujimori, que é filha do ex-ditador Alberto Fujimori, venceu o primeiro turno sem alcançar mais da metade dos votos, e era vista como favorita. Em sua campanha, ela conseguiu o apoio de setores conservadores da sociedade peruana, que alegam ter havido prosperidade econômica e rigidez contra a criminalidade durante o governo de seu pai, que está preso por corrupção e crimes contra a humanidade.

Conteúdos relacionados