Pular para o conteúdo
Mundo

Pelo menos 10 pessoas morrem em dupla explosão no aeroporto de Istambul

Bombas teriam sido acionadas no terminal internacional do aeroporto
Arquivo -

Bombas teriam sido acionadas no terminal internacional do aeroporto

 

Duas explosões seguidas de um tiroteio atingiram o Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, na Turquia,  na noite desta terça-feira (horário local), matando ao menos dez pessoas e deixando mais de 40 feridos, de acordo com informações do ministro da Justiça, Bekir Bozdag.

Pelo menos 10 pessoas morrem em dupla explosão no aeroporto de IstambulConforme relatos de autoridades locais, as vítimas foram levadas por táxis aos hospitais da cidade. De acordo com a emissora CNN turca, as bombas teriam sido acionadas no terminal internacional, enquanto os tiros teriam ocorrido no estacionamento. 

Os detalhes do incidente ainda não foram relatados. O aeroporto encontra-se fechado. As autoridades turcas acreditam que as explosões podem ter sido causadas por um ataque suicida.

Segundo o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, dois suicidas se explodiram durante um confronto com a polícia. O Aeroporto de Ataturk é o mais movimentado da Turquia, que é alvo frequente de ataques, principalmente de separatistas curdos.

Separatistas

Nos últimos meses, o grupo Falcões pela Libertação do Curdistão (TAK) realizou diversos atentados em solo turco. Suas atividades são motivo de controvérsia, já que alguns acreditam que o TAK é apenas uma franja do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a mais ativa organização militante curda, enquanto outros defendem que ele é totalmente independente.

Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo.

Eles reclamam soberania sobre um território que cobre majoritariamente o Sudeste da Turquia e o Norte do Iraque e da Síria. Estima-se que o conflito de décadas com Ancara já tenha deixado mais de 40 mil mortos.

Além disso, a Turquia é alvo do Estado Islâmico (EI), uma vez que integra uma ampla coalizão internacional contra o grupo jihadista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Câmeras identificam homem armado no centro de Campo Grande e GCM prende suspeito

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Empretec: Sebrae abre nova turma de curso destinado a quem quer ser empreendedor

Últimas Notícias

Cotidiano

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

Unidade de saúde da capital registrou falta de 10 medicamentos usados para tratamento de saúde mental

Sem Categoria

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Países afirmaram que "nas circunstâncias atuais" é preciso aprimorar a cooperação

Política

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Deputado Antônio Vaz disse que vaidade política levou a atual situação

Mundo

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Essa foi a primeira vez que a Justiça do Reino Unido condenou alguém por derrubar ilegalmente uma árvore