Assinado em 26 de setembro

Os governos do Brasil, da Argentina, do Chile, do México, do Paraguai e do Uruguai manifestaram nesta terça-feira (4) apoio ao acordo de paz assinado entre as (Forças Armadas Revolucionárias da ) e o governo colombiano.

As Farc e o governo da Colômbia assinaram, no último dia 26 de setembro, um acordo de paz, após mais de 50 anos de conflito armado. Após o acordo, o presidente colombiano José Manuel Santos convocou um referendo para os cidadãos se manifestarem sobre o processo de paz. Os colombianos, no entanto, rejeitaram o acordo por pouco mais de 50% dos votos.

Em nota conjunta assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, e pelos chanceleres dos outros cinco países latino-americanos, os diplomatas manifestam “convicção” de que o resultado do referendo “não deve significar uma rejeição à paz ou o regresso ao conflito”.

Além de felicitarem as duas partes envolvidas na negociação de cessar-fogo e de enfatizarem que a “paz é um valor que se constrói com esforço e perseverança”, os chanceleres ressaltaram a importância de “forças políticas” do país buscarem pontos de acordo e unidade “para que se continuem a construir, entre todos os colombianos, caminhos para que a paz seja possível e saia fortalecida”.