assumiu autoria dos ataques

Uma onda de ataques deixou pelo menos 121 mortos nas cidades de Tartus e Yabla, no noroeste da , nesta segunda-feira (23). O grupo fundamentalista Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados. Os alvos foram estações de ônibus e um hospital. As duas cidades são controladas pelo governo de Bashar Al-Assad.

De acordo com a Associated Press, Tartus e Yabla eram redutos de fugitivos de outras regiões, por serem consideradas cidades tranquilas e protegidas por fortalezas do governo. Milhares de pessoas abrigam-se nos locais.

A ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos afirma que houve sete explosões, sendo quatro em Yabla, incluindo três atentados suicidas e um carro-bomba, e três em Tartus, incluindo dois homens-bomba e um carro-bomba.

Um veículo com bombas explodiu primeiro perto de uma estação de ônibus, e momentos depois, dois terroristas suicidas detonaram cinturões com explosivos, que levavam em suas cinturas. Outro jihadista explodiu a bomba próximo ao escritório de eletricidade e à entrada de ambulâncias de um hospital do local.

(Com supervisão de Mayara Sá)