Britânicos decidirão em junho se continuam no bloco

O presidente norte-americano Barack Obama, que está em Londres, fez um apelo nesta sexta-feira para que o Reino Unido permaneça como membro da UE (União Europeia). Segundo Obama, a presença britânica na UE ajuda o mundo a ser ‘mais livre e rico’.

Obama acredita que uma eventual saída britânica do bloco poderia enfraquecer o mundo ocidental.  Ele afirmou que o Reino Unido possui papel importante para manter a UE forte e aberta ao exterior.

“Os Estados Unidos veem como sua voz poderosa faz com que a Europa adote uma postura firme no mundo, e mantém a UE aberta, acolhedora e estreitamente ligada a seus aliados do outro lado do Atlântico”, declarou Obama.

O presidente deve se encontrar com membros da embaixada dos EUA no Reino Unido e, mais tarde, com a rainha Elizabeth II e seu esposo, o príncipe Philip. Os britânicos vão decidir em um referendo, no dia 23 de junho, se permanecem ou não no bloco europeu.

Líder da campanha do “Fica”, o primeiro-ministro David Cameron deve se pronunciar a favor da posição de Obama. Já o líder da campanha pelo “Sai”, o prefeito de Londres nascido em Nova York, Boris Johnson, escreveu um artigo no jornal Sun, onde diz que não aceita interferência dos EUA no processo.

“Os Estados Unidos nos dizerem na Grã-Bretanha que precisamos ceder o controle de tanto de nossa democracia é um exemplo arrebatador do princípio do ‘faça o que eu digo, não faça o que eu faço””, disse Johnson.