Viagem com tripulação já está sendo planejada

A (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA) anunciou o teste do propulsor que deve levar um superfoguete tripulado a Marte, em viagem planejada para 2030. O teste foi feito na última terça-feira (28) no deserto do Utah, gerando uma explosão vulcânica, de acordo com o site da agência.

O propulsor é o mais potente da história e deve empurrar o SLS (Sistema de Lançamento Espacial), nome do foguete, sendo que o próximo teste está programado para 2018. Na experiência do ano que vem, o superfoguete levará a nave Orion para a Lua, primeiramente sem tripulantes.

Mais de cinco toneladas de combustível por segundo foram consumidas pelo teste de ontem. Em cerca de dois minutos, tempo de duração da operação, cerca de 700 toneladas foram queimadas. A temperatura da combustão foi de cerca de 2 mil ºC.

Segundo informa reportagem da revista Superinteressante, a energia utilizada corresponde à quantidade suficiente para abastecer uma casa por 250 anos, ou uma cidade de 400 mil habitantes por um dia inteiro.