Pular para o conteúdo
Mundo

Militares anunciam golpe de Estado na Turquia

 Interditaram os acessos 
Arquivo -

 Interditaram os acessos 

Forças armadas da se rebelaram contra o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan e deram início a um golpe de Estado nesta sexta-feira (15), denunciou o primeiro-ministro do país, Binali Yildirim.

Grupos de militares interditaram os acessos a Ancara e a Istambul, as duas principais cidades da Turquia. Tanques de guerra foram vistos rodando pelas ruas e aviões de combate estão sobrevoando essas regiões, segundo informações do jornal americano “The New York Times”.

Os militares turcos anunciaram ter tomado o poder do presidente Erdogan “para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos”, conforme comunicado lido na rede de televisão local “NTV”. No documento, os militares afirmam que “o poder no país foi inteiramente tomado” e que o “poder da lei continuará sendo a prioridade.” O documento não traz mais informações sobre a ação, conforme publicou o jornal britâncio “The Telegraph”.

Por volta das 22h no horário local, tiros foram ouvidos em Ancara, capital do país, onde caças faziam voos rasantes e helicópteros militares tomavam os céus. Em seguida, foram fechadas as duas pontes sobre o estreito de Bósforo, em Istambul, no sentido Ásia-Europa – no caminho inverso, o tráfego seguiu fluindo.

Logo depois foi bloqueado o acesso às redes sociais, e militares invadiram a sede da TV estatal. Além disso, tanques se dirigiram ao Aeroporto Internacional de Ataturk, em Istambul, o mais movimentado do país.

Em declaração também à “NTV”, o premiê Binali Yildirim afirmou que “algumas pessoas iniciaram uma ação ilegal fora da cadeia de comando” e que o governo “não aceitará essa ação”. “O governo eleito pelo povo permanecerá onde está e sairá somente quando o povo assim desejar”, declarou Yildirim.

A filial turca da rede de TV americana “CNN” reportou que o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, está “em segurança”, mas não trouxe mais detalhes sobre seu paradeiro.

O primeiro-ministro turco afirmou que as forças de segurança nacional serão autorizadas a “fazer aquilo que for necessário”, reportou a agência “Reuters”.

“Aqueles que estiverem envolvidos com esse ato ilegal pagarão preço mais alto”, disse Yildrim, conforme noticiado pela rede “BBC”.

Todos os voos no aeroporto internacional de Ataturk, – o mesmo que sofreu um ataque terrorista no início deste mês – foram cancelados devido à ação dos militares.

Erdogan

Nos últimos meses, o presidente da Turquia vinha sendo acusado de promover uma deriva autoritária no país, atingindo até alguns de seus antigos aliados.

Além disso, o país convive com a ameaça do terrorismo do Estado Islâmico e de grupos separatistas curdos. O partido AKP, fundado por Erdogan, é acusado de interferir na justiça para abafar casos de corrupção e de censurar a imprensa. Para isso, fechou jornais opositores e afastou juízes tidos como “adversários”.

Erdogan foi primeiro-ministro até 2014, mas no fim de seu mandato foi eleito presidente, mantendo o poder em suas mãos, apesar de a Turquia ser parlamentarista. Nos últimos meses, vinha tentando emplacar uma mudança para o regime presidencialista, o que lhe deria ainda mais força.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tota Magalhães se torna 1ª brasileira a disputar versão feminina da Volta da França

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

Mais vítimas denunciam pai de santo por abusar sexualmente de adolescentes em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Últimas Notícias

Política

Relatório de senadora de MS é usado para pedir investigação contra ex-ministro de Bolsonaro e dono de Bet

Polícia Federal quer investigar relação entre o senador Ciro Nogueira (PP) e Fernandin OIG, conhecido como representante do Jogo do Tigrinho no Brasil

Política

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

Senador explicou que comitiva de parlamentares irá dialogar

Polícia

Casa de frios nas Moreninhas é lacrada pela Vigilância Sanitária

Estabelecimento foi alvo de fiscalização na manhã desta quarta-feira (23)

Brasil

Brasil sinaliza à OMC que buscará vias legais se negociação sobre tarifas falhar

Representante do governo brasileiro afirmou, sem citar Trump, que "tarifas arbitrárias" ameaçam a economia mundial