Centenas de veículos com famílias e seus pertences rumaram à cidade

Milhares de habitantes que haviam deixado a cidade de Manbij voltaram ao local neste sábado (13), depois de combatentes apoiados pelos Estados Unidos terem expulsado os últimos militantes do de seu antigo reduto, afirmaram moradores e aliados dos EUA.

As Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) anunciaram na sexta-feira que tinham tomado o controle completo da cidade, perto da fronteira com a Turquia, depois da partida dos últimos militantes, que haviam usado civis como escudos humanos.

Centenas de carros e veículos transportando famílias e seus pertences rumaram para a cidade de acampamentos improvisados ​​e aldeias do interior, onde muitos dos moradores haviam se refugiado durante a campanha de dois meses, de acordo com uma autoridade da SDF e parentes que estavam em contato com os moradores.

“Milhares de pessoas estão voltando e as lojas estão abrindo. Hoje é o primeiro dia da vida voltando ao normal”, afirmou Sharfan Darwish, porta-voz do Conselho Militar de Manbij, aliado do SDF. Ele acrescentou que o trabalho agora era para restaurar os serviços básicos.

A perda de Manbij, ocupada pelo Estado Islâmico desde o início de 2014, é um grande golpe para os militantes do EI, pois o local é de importância estratégica, servindo como um canal para o trânsito de jihadistas estrangeiros e provisões a partir da fronteira turca.