Milhares vão às ruas nos EUA em protestos contra a violência policial
A maior manifestação aconteceu em Atlanta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A maior manifestação aconteceu em Atlanta
Milhares de pessoas foram às ruas de diversas cidades dos Estados Unidos na sexta-feira para denunciar o assassinato a tiros de dois homens negros por policiais durante a semana.
Os protestos ocorreram um dia depois de um homem armado matar cinco policiais que monitoravam manifestações semelhantes em Dallas, no Texas.
Os manifestantes encheram as ruas de Nova York, Atlanta e Filadélfia. Eventos em San Francisco e Phoenix também atraíram grandes multidões.
Seis pessoas ficaram feridas e três foram presas em Phoenix, onde tropas de choque da polícia usaram spray de pimenta contra os manifestantes, alguns dos quais que jogavam pedras nos policiais, segundo um comunicado do Departamento de Polícia de Phoenix.
Vídeos publicados online mostraram manifestantes se reunindo também em Baton Rouge, no Estado da Louisiana, onde Alton Sterling, de 37 anos, foi morto a tiros pela polícia na terça-feira pela manhã.
A maior manifestação parece ter ocorrido em Atlanta, onde milhares de pessoas marcharam em passeata, cantando e exigindo justiça, mostraram vídeos publicados nas redes sociais. O prefeito de Atlanta, Kasim Reed, tuitou que o protesto foi em grande parte pacífico, embora 10 pessoas tenham sido presas.
A sexta-feira foi o segundo dia de protestos contra o uso da força pela polícia, após as mortes a tiros de Sterling e de Philando Castile, de 32 anos, nos arredores de St. Paul, no Estado de Minnesota.
Castile foi morto pela polícia durante uma abordagem de trânsito na quarta-feira. Minutos depois, a namorada dele publicou filmagens do episódio na Internet.
As manifestações na quinta-feira vinham sendo em sua maior parte pacíficas, até tiros serem disparados em um protesto que se dispersava, em Dallas.
As autoridades disseram que Micah Johnson, um militar veterano do Afeganistão de 25 anos que afirmou querer “matar pessoas brancas”, lançou um ataque com tiros de longa distância que mataram cinco policiais e feriram outras nove pessoas.
O atirador foi morto pela polícia com um robô carregado de explosivos, após ele ter sido encurralado em um estacionamento.
Notícias mais lidas agora
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
- Preso por integrar rede de exploração sexual em MS montava ‘cardápio’ com fotos das vítimas
- Motorista bate de frente com carreta e morre carbonizado na BR-163
- Morto a tiros em casa de festas saiu da cadeia em 2022 e tinha passagens por vazar fotos íntimas da ex
Últimas Notícias
Quando cai o 13º salário na conta? Confira as regras, descontos e quem recebe
Trabalhadores têm até 30 de novembro para receber o pagamento
Deputada fará indicação para envio de reforços a fim de intensificar o combate a incêndios em Corumbá
A urgência da situação requer o envio de equipes de saúde e equipamentos de proteção respiratória, além de recursos adequados para o combate aos incêndios
Governo de MS compra caminhonetes para combate de incêndios florestais por R$ 4,8 milhões
Cada unidade da caminhonete Mitsubishi L200, modelo 4×4, foi adquirida pelo valor unitário de R$ 244,9 mil
Dois servidores do TJMS investigados em esquema de venda de sentença são exonerados
Um deles é sobrinho do conselheiro afastado do TCE-MS, Osmar Jerônymo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.