Pular para o conteúdo
Mundo

México pede para migrantes mexicanos “não entrarem em situações de conflito”

Orientação faz parte das 11 medidas para enfrentar os efeitos do mandato de Trump
Arquivo -

Orientação faz parte das 11 medidas para enfrentar os efeitos do mandato de Trump

O governo do insistiu nesta quarta-feira (16) aos migrantes mexicanos que vivem nos Estados Unidos para “não entrarem em situações de conflito”, como parte de um pacote de 11 medidas para enfrentar os efeitos do mandato do próximo presidente americano, o republicano .

O plano, divulgado pela Secretaria de Relações Exteriores (SRE), inclui “reforçar o diálogo com autoridades estatais e locais, ao compreender que as políticas locais determinam, em boa medida, a vida diária dos mexicanos” nos EUA, e “estreitar a relação com organizações de direitos civis”.

Foi feito “um pedido às comunidades para que evitem toda situação de conflito e não incorram em ações que possam derivar sanções administrativas ou penais”, em aparente resposta à intenção de Trump de repatriar até três milhões de e aos discursos xenófobos do republicano.

Estas medidas também têm o propósito de dar aos mexicanos que vivem nos Estados Unidos “informação e orientação oportuna por parte do governo da República para que evitem ser vítimas de abusos e fraudes”.

O pacote de 11 ações buscará principalmente ampliar a comunicação entre a Chancelaria e os cidadãos mexicanos nos Estados Unidos, e uma maior proteção consular.

“Uma linha de telefone gratuita nos EUA oferece um primeiro ponto de contato com o governo do México para quem precisar de assistência, informação e proteção consular”, acrescentou.

Além disso, será ativada uma linha direta, disponível 24 horas por dia, para atender qualquer dúvida sobre medidas migratórias ou reportar incidentes.

A Chancelaria incentivará o uso de um aplicativo gratuito para dispositivos móveis chamado MiConsulmex, que “contém informação relevante sobre migração, assim como dados de contato dos consulados e prestadores de serviços migratórios”.

Também será aumentada a presença de consulados móveis e sobre rodas, cujo objetivo é oferecer “serviços integrais de proteção e documentação a um maior número de pessoas em suas comunidades”.

Com a intenção de fazer com que todos os mexicanos contem com documentos de identidade, serão aumentados “o número de entrevistas para realizar trâmites de registro consular, passaportes e certidões de nascimento de filhos de cidadãos mexicanos nascidos nos Estados Unidos”.

Em matéria de proteção ao cidadão, será ampliado o horário dos departamentos encarregados nos consulados, com o propósito de “atender a um maior número de casos”.

Outras das ações contempla “acelerar a abertura de Guichês de Assessoria Financeira e fortalecer a campanha de bancarização em toda a rede consular”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Fonseca vence polonês na estreia de Roland Garros

Venda de casacos de inverno em Campo Grande

Frente fria se aproxima, mas casacos ainda são raros em vitrines de Campo Grande

Novas ambulâncias serão destinadas a 11 municípios de Mato Grosso do Sul

Zelensky anuncia aumento da produção de armas na Ucrânia, com drones e mísseis de longo alcance

Notícias mais lidas agora

Peça-chave em fraudes, empresário marcava encontros com ex-adjunto da SED para repassar propina

‘Me livrei de um problema’: pai estaria planejando matar mãe e bebê carbonizadas há dois meses

frio frente fria

Previsão de frio intenso acende alerta para saúde de grupos vulneráveis; saiba como se proteger

EUA emitem alerta de ‘riscos severos’ e pedem que americanos não viajem à Venezuela

Últimas Notícias

Mundo

Ex-primeiro-ministro diz que Israel comete ‘crimes de guerra’ contra palestinos

Ehud Olmert foi premiê entre 2006 e 2009

Emprego e Concurso

Prefeitura de Bodoquena lança processo seletivo com mais de 30 vagas e salários de até R$ 4,7 mil

Seleção oferece vagas para contratação e também formação de cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior

Brasil

Foco de gripe aviária em granja comercial em no RS está contido, assegura Fávaro

Afirmação foi feita durante audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

Cotidiano

TCE/MS participa do IX Congresso Internacional de Controle de Políticas Públicas em Manaus

Congresso acontece entre os dias 26 e 29 de maio