Pular para o conteúdo
Mundo

Mais de 1,5 milhão no Reino Unido pede novo referendo sobre UE

Parlamento britânico considera debater o pedido
Arquivo -

Parlamento britânico considera debater o pedido

Mais de 1,5 milhão de assinaturas foram coletadas nesse sábado (25) em uma petição pública para que o realize outro referendo sobre a permanência na . Na sexta-feira (24), foi divulgado o resultado do referendo em que 51,89% dos eleitores britânicos optaram por deixar associação com os países europeus, no qual os países britânicos participavam a mais de 40 anos.

De acordo com o G1, o texto foi proposto por um cidadão identificado com William Oliver Healy e pede aos deputados que a implementação de uma norma que prevê a convocação de um novo referendo caso o voto para sair ou não da União Europeia for inferior a 60%, e tenha uma participação inferior a 75%.

O parlamento afirmou em seu site oficial que irá considerar este pedido, além de se comprometer a fazer que todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas. Para isso, uma comissão vai se reunir na próxima terça (28), quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.

Referendo

Cabe destacar que o referendo não é “vinculante”, ou seja, não torna obrigatória a decisão de sair do bloco europeu. Após a renúncia de David Cameron, dificilmente o primeiro-ministro que irá o suceder irá contrariar a decisão da população. Parlamentares também podem bloquear a saída do Reino Unido, mas analistas consideram que isso seria suicídio político.

Enquanto a direita britânica diz não ter pressa para formalizar o pedido de separação, a União Europeia está fazendo forte pressão sobre o Reino Unido para que ele formalize a sua saída o mais rápido possível.

Ainda segundo o G1, o processo para encerrar 40 anos de união não é automático e se anuncia um divórcio difícil, porque tem de ser negociado com os outros 27 membros do bloco. É a primeira vez que isso acontece.

A Câmara Baixa do Parlamento britânico, onde a maioria é contra a Brexit, deve pedir ao premiê para apresentar a Bruxelas a carta anunciando a saída do bloco. Depois disso, o Reino Unido deve ativar a Cláusula 50 do Tratado de Lisboa, que desde 2009 funciona como uma espécia de Constituição Europeia. Uma vez que esse artigo é acionado não é possível voltar atrás.

Consequências

Após o referendo ter uma decisão afirmativa quanto à saída do bloco, os mercados globais desabaram nessa sexta-feira (24). A libra chegou a cair 10% ante o dólar, o menor nível desde 1985.

Segundo a Reuters, a baixa da moeda se deu por temores de que a decisão possa atingir investimentos na quinta maior economia do mundo, ameaçar o papel de Londres como capital financeira global e gerar meses de incertezas políticas.

As ações mundiais seguiam para uma das maiores quedas registradas e companhias britânicas perderam bilhões de dólares em valor de mercado. Os grandes bancos do Reino Unido perderam 130 bilhões de dólares, com ações do Lloyds LLOY.L e do Barclays caindo até 30% na abertura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

Irredutível: Trump avisa que tarifaço é realidade e passa a valer 1º de agosto

capotado

Motorista tenta desviar de buraco e capota carro na MS-338 entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu

Titanic

E se Jack e Rose tivessem um ‘final feliz’? Vídeo de inteligência artificial cria desfecho de Titanic

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Ventania de 24 km/h derruba árvore e alastra incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Cruzeiro corre riscos de perder a liderança ao término da rodada

MidiaMAIS

Em dia simbólico para mulheres negras, Nala foi coroada Miss Trans Plus Size em concurso 

Concurso de beleza aconteceu em Campo Grande, na última sexta-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Esportes

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Seleção brasileira buscava um título inédito

Polícia

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Condutor foi desviar de um buraco na pista e acabou batendo em uma carreta bitrem