Ramón Castro morre e irmãos Fidel e Raúl ainda não se pronunciaram.

Ramón Castro, o irmão mais velho do líder cubano Fidel e do presidente Raúl, morreu na última terça-feira, 23 de fevereiro, aos 91 anos, em Havana conforme informou a imprensa estatal de . Fidel e Raúl ainda não se pronunciaram sobre a morte do irmão.

Seus restos foram cremados e posteriormente serão trasladados ao lugar de seu nascimento, na localidade de Birán, província de Holguín, afirmou o site Cuba Debate. O local, uma fazenda comprada pelo pai dele, é o mesmo onde nasceram todos os irmãos.

Nascido em 14 de outubro de 1924, Ramón Castro esteve preso no ano de 1953 durante a ditadura de Fulgencio Batista e posteriormente cooperou com a guerrilha liderada por seu irmão Fidel e o Movimento 26 de Julho e organizou uma das redes de provisões que abasteciam os rebeldes. Após o triunfo da revolução, desempenhou diversas atividades no setor agropecuário, fundamentalmente na lavoura de cana de açúcar e na criação de gado e chegou a ser diretor em alguns cargos do governo e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar. O irmão de Fidel e Raúl recebeu do governo cubano “diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba”, segundo a nota oficial.