Fotos e vídeos mostram ditador com familiares do compositor Wagner

Fotos e vídeos até então desconhecidos chamaram a atenção nas instalações do Festival de Bayreuth, na Alemanha, que homenageia anualmente o compositor Richard Wagner, com performances de suas óperas. Imagens inéditas mostram a vida íntima do ditador Adolf Hitler e sua amizade com a família do músico.

De acordo com o jornal argentino Clarín, as filmagens foram feitas por Wolfgang Wagner, neto do gênio da música erudita alemã, um dos músicos favoritos de Hitler. O alemão Die Zeit destaca que em uma das fotos, o líder nazista aparece na mansão da família Wagner, na cidade onde ocorre o festival.

O material, gravado em CD, por enquanto pode ser acessado com fins científicos comprovados, informa a historiadora e diretora de arquivos estatais da Baviera, Sylvia Krauss, à agência alemã DPA. Duas fotos foram divulgadas e publicadas pelo Clarín, mas o restante continua sigiloso.

Krauss explicou que as filmagens não podem ser mostradas ao público porque elas também mostram Verena Lafferents, neta de Wagner ainda viva, cujos direitos à privacidade devem ser protegidos. Ela afirma que Hitler “não aparece como estadista” e que outro potencial problema seria que o tirano parece uma pessoa “afável”.

Imagens inéditas da vida privada de Hitler são transmitidas em festival na AlemanhaAs políticas alemãs a respeito de divulgação de imagens relacionadas ao são altamente restritas. Vídeos como o que estava disponível no evento, que mostram Hitler sorrindo, são considerados perigosos, por mostrar um lado “gente boa” do homem responsável por um dos maiores genocídios da história.

O Festival de Bayreuth ocorre todos os anos, desde 1876, quando foi inaugurado com a presença de personalidades como o kaiser Guilherme da Prússia, o imperador brasileiro Dom Pedro II, o filósofo Friedrich Nietzsche e compositores como Pyotr Tchaikovsky e Franz Liszt.