Acordo foi firmado com FMI e representantes financeiros da UE

O governo da comemorou nesta quarta-feira (25) o acordo de desbloquear 10 bilhões dos credores do país e aliviar a dívida, iniciando o que pode ser uma recuperação da economia grega. Os ministros de Finanças da zona do Euro e o FMI (Fundo Monetário Internacional) liberaram a quantia na noite de terça-feira (24).

“É um momento importante para a Grécia depois de tanto tempo”, disse o ministro grego das Finanças, Euclide Tsakalotos, à agência francesa AFP. A reunião, que envolveu o FMI, a União Europeia e o governo grego, durou cerca de 11 horas. A principal discussão foi a respeito de flexibilizar a posição da Alemanha e do FMI em relação ao tratamento dado à Grécia.

Uma fonte ligada ao governo disse à AFP que a nova parcela deve ser desbloqueada em duas vezes. A primeira será de 7,5 bilhões de euros até 30 de junho; a segunda, de 2,8 até setembro. Desta quantia, 3,5 bilhões de euros devem ser destinados a pagar atrasos do governo grego com seus fornecedores.

Ainda de acordo com a fonte ouvida pela agência francesa, a UE avança na busca de uma “solução imediata da questão da dívida” e ao “retorno do país aos mercados financeiros” até 2017.