Celebra e promove a diversidade

 

O tem sido um apoiador do Pride, um evento que celebra e promove a diversidade de orientação sexual e gêneros, e este ano será marcado por dois motivos. Para o movimento LGBTQ (sigla para contemplar lésbicas, gays, bissexuais, trans e gêneros queer), será um enorme apelo após o assassinato ocorrido há pouco tempo em Orlando, cometido por atirador homofóbico que vitimou dezenas de pessoas. Para o Google, será a introdução da tecnologia VR para divulgar e apoiar este evento.

A empresa participou de Marchas do Orgulho em mais de 2 dezenas de países ao redor do mundo e capturou-os em vídeos de 360 graus. Em muitos lugares as pessoas não podem, por diversos motivos, participar da marcha; por isso, para preencher esta lacuna, a companhia criou o site #prideforeveryone, uma experiência em realidade virtual que qualquer pessoa pode acessar.

Durante as últimas semanas, os usuários de 25 países marcharam em desfiles locais do Pride que ocorreram ao redor do mundo para “documentar o rosto verdadeiramente global da comunidade LGBTQ, em 360 graus”.

“A Parada do Orgulho LGBT é um momento de celebrar quem você é e quem você ama

No entanto, é grande o número de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros no mundo inteiro que não têm direitos iguais e não são livres para se expressarem. Em mais de 70 países, é crime ser gay. Mesmo em países com igualdade perante a lei, muitos LGBTs sofrem discriminação por serem quem são.

Como os direitos LGBT são desafiados em todo o mundo, é mais importante do que nunca enviar uma mensagem de impacto que apoie e dê voz à igualdade e à liberdade de expressão para todos. Vamos levar a Parada do Orgulho LGBT a quem não pode marchar.”

Esta montagem em VR, disponível via YouTube 360 e Google Cardboard pode ser encontrada no site desenvolvido especialmente para conferir os conteúdos, além de um mapa para acompanhar o que está ocorrendo em outros países.

A marcha pelo orgulho LGBTQ acontecerá este domingo (26 de junho) em Nova Iorque, e o Google também iniciou uma campanha chamada “be together. not the same”. Outdoors foram exibidos em lugares importantes, como a 7th Avenue e Christopher Street, exibindo mais de 80 “telas iniciais” de usuários utilizando o app “Nova Launcher” com algum tipo de apoio à causa.

O Dia Internacional do Orgulho é celebrado oficialmente em 28 de junho, em diversos países ao redor do mundo. Acesse o site em português #prideforeveryone e confira.