William Gadoury fez descoberta usando o Google Earth

Uma cidade maia escondida numa mata do México foi descoberta por um canadense. Um fato que chama a atenção é a idade do pesquisador: William Gadoury tem apenas 15 anos e é um estudioso do tema por conta própria. De acordo com a revista Superinteressante, Gadoury é apaixonado pela cultura maia desde os 12 anos e, baseado em informações sobre a astrologia maia, usou o Google Earth para encontrar o local.

O garoto usou como referência, para suas pesquisas, o mapa celestial maia – formado por 23 constelações – e o das cidades anteriormente conhecidas, que somam um total de 117 locais. Cada estrela, na pesquisa de Gadoury, correspondia a uma cidade, sendo as mais brilhantes às maiores e as menos brilhantes às menores. A relação também foi descoberta por ele.

O que deixou Gadoury incomodado e o fez avançar nas pesquisas foi o fato de que uma das constelações, que possui três estrelas, tinha apenas duas cidades correspondentes. Ele decidiu, então, observar a região pelo serviço de mapas do Google e notou um tipo de construção. Após apresentar a hipótese à agência espacial de seu país, os cientistas fizeram uma parceria com a Nasa e a agência japonesa, e acabaram confirmando a suspeita do garoto.

A cidade descoberta foi batizada de Kàak’ Chi, ou seja, ‘boca de fogo’, em tradução para o português. As pesquisas precisam passar para a observação direta – ou seja, uma equipe será enviada até o local – para que seja confirmada a existência da cidade. Caso a oficialização seja feita, será a maior cidade maia já descoberta.