Criança de cinco anos foi fotografada sangrando em ambulância

 

A foto de um garoto sentado, sujo de poeira e sangrando, no fundo de uma ambulância após sobreviver a um ataque na cidade de Aleppo, tornou-se símbolo do desespero e da comoção a respeito da guerra civil naquele país.

Foto de menino sírio retirado de escombros choca o mundo como símbolo de horror da guerraDe acordo com o jornal inglês The Guardian, o menino tem cinco anos e se chama Omran Daqneesh e a casa em que morava foi atingida na última quarta-feira (17). Ele foi encontrado sob os escombros e levado até um hospital local.

A vila onde Omran vive, chamada Qaterji, é controlada por grupos rebeldes e está em fase de disputa entre as organizações que dominam o local e o regime do presidente Bashar Al-Assad. O Guardian afirma que o ataque foi realizado pelo governo ou pela Rússia.

A luta pelo controle de Aleppo intensificou nas últimas semanas, após algumas vitórias de forças rebeldes, que têm avançado cada vez mais. Jornalistas que cobrem o conflito na cidade ajudaram nas buscas e no encaminhamento de crianças ao hospital.

O repórter cinematográfico Mahmoud Raslan, que tirou a foto de Omran, disse à agência Associated Press que as equipes de reportagem levaram o máximo de vítimas que conseguiram. “Enviamos as crianças mais novas imediatamente para a ambulância, mas uma menina de 11 anos esperou por sua mãe para ser resgatada. Seu tornozelo ficou preso em um pedregulho”.