Mundo

Forte terremoto gera tsunami na Nova Zelândia

Tremor foi de 7,1 graus de magnitude

Norberto Liberator Publicado em 02/09/2016, às 10h57

None
new-zealand-earthquak620.jpg

Tremor foi de 7,1 graus de magnitude

Um terremoto de 7,1 graus de magnitude na escala Richter que sacudiu nesta quinta-feira a costa leste da Ilha Norte da Nova Zelândia gerou um leve tsunami que não causou danos, informaram veículos de comunicação locais.

Oalertade tsunami queestavavigenteparaIlha Norte, incluindo a costa leste e a cidade de Auckland,foi cancelado pouco depois, mas aDefesaCivilaindapedeque apopulaçãoeviteo litoral entre Northland e Gisborne,segundoaemissoraNewstalk

O Centro deAlertaspor Tsunami do Pacífico indicou que o tremor gerou ondas de 21centímetrosdurante16minutoserecomendouque semantenhaa precaução nas áreas do litoral.

Oterremoto, um dos mais fortes na Nova Zelândia, teve seuepicentro167quilômetrosaonordestedeGisborne e umaprofundidadede 30,7quilômetros,segundoinformou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede aatividadesísmicanomundo.

Nashorasseguintesforam registradas várias réplicas, entre elas uma de 6,2grauseespera-seque atendênciacontinue nos próximos meses,segundoa Agência Geológica Neozelandesa (GNS).

"A previsãoé de uma sequênciacontínua(desismos) de magnitude 5 e 4",disseBill Fry, sismólogo da GNS, em declarações citadas pelo jornal New Zealand Herald.

Jornal Midiamax