Uma das propostas do FPÖ é barrar refugiados

O candidato de extrema-direita Norbert Hofer, do partido FPÖ – cuja sigla em português significa ‘Partido pela Liberdade' – venceu o primeiro turno das eleições presidenciais austríacas com 36,4% dos votos, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o ecologista Alexander Van der Bellen.

O segundo turno será disputado entre os dois candidatos no dia 22 de maio. O partido de Hofer é contra a aceitação de imigrantes na Áustria, além de prometer o combate à recente crise de desemprego no país.

A disputa dos dois candidatos para o segundo turno reflete a insatisfação da população contra o SPÖ (Partido Social-Democrata), um dos mais antigos partidos de centro-esquerda do mundo, que governou a Áustria de 1970 a 1999 e detém o mandato atual.

Histórico com o nazismo

O FPÖ foi um dos primeiros partidos de extrema-direita da Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial, fundado em 1956. Muitos antigos simpatizantes do aderiram à agremiação.

Um dos principais nomes do partido é Jörg Haider, que durante os anos 90 gerou polêmica internacionalmente por seus elogios a políticas econômicas de Adolf Hitler.