Dezenas ficaram feridas

Após de uma bomba em um mercado noturno dez pessoas morreram nas e dezenas de pessoas ficaram feridas. O estabelecimento fica localizado em Davao ao sul do país. A explosão aconteceu às 23h locais, meio-dia no horário de Brasília.

Os corpos ficaram espalhados em meio a destroços de mesas e cadeiras de plástico na estrada que era fechada ao trânsito em razão do mercado. Martin Andanar, porta-voz presidencial afirmou que a explosão foi causada por um dispositivo improvisado, de acordo com a AFP.

Ele acrescentou que traficantes de drogas podem ter sido os autores, pois seriam contrários à guerra de Duterte contra o crime ou militantes islâmicos.  “Há muitos elementos que estão furiosos com o nosso presidente e o nosso governo”, disse Andanar à rádio DZMM.

“Não descartamos a possibilidade de que eles [os narcotraficantes e os islamitas] possam ser responsáveis disto, mas é muito cedo para especular”, concluiu. 

De acordo com a porta-voz da polícia de Davao, Catherine dela Rey, além dos dez mortos, outras sessenta pessoas ficaram feridas.

Davao é a maior cidade do sul das Filipinas, com uma população de cerca de dois milhões de pessoas. Fica a cerca de 1.500 km da capital, Manila.