Considerado espião do governo do Catar

A Corte de Cassação do Cairo, máxima instância judicial do Egito, anulou nesta terça-feira (15) a condenação à morte para o ex-presidente Mohammed Morsi. Segundo a decisão dos juízes, o processo e o julgamento deverão ser refeitos pela Justiça.

De acordo com a Agência Ansa, a Corte aceitou um recurso apresentado pela defesa e pediu a anulação do julgamento feito em maio de 2015, quando Morsi e mais cinco pessoas foram condenados à morte. Todos foram considerados responsáveis pelo incidentes provocados após a fuga do ex-presidente e de outros detentos do presídio de Wadi el-Natroun em janeiro de 2011.

Além de Morsi, o tribunal anulou a condenação de outras 21 pessoas envolvidas no caso e que haviam sido sentenciadas em outra ação penal. Esse é só um dos processos ao qual o ex-mandatário responde. Em junho desse ano, ele foi condenado à prisão perpétua por ter sido considerado um “espião” do governo do Catar.

Filhos de Mubarak

Em outra decisão, a Corte de Cassação decidiu soltar os filhos do ex-presidente Hosni Mubarak, Alaa e Gamal, confirmando a decisão de outro tribunal no dia 12 de outubro de 2015, informou a agência local Mena. Os dois foram presos em 2011 e, em maio de 2014, foram condenados a quatro anos de prisão, acusados de desviar fundos públicos para a reforma e a manutenção do palácio presidencial.