“Nós os mataremos em suas casas”, diz terrorista em vídeo

O grupo terrorista autointitulado publicou um vídeo de nove minutos, no YouTube, em que são feitas ameaças à e ao presidente Vladimir . De acordo com a agência Reuters, eles conclamam os militantes a realizar ataques no país.

“Ouça, Putin: nós iremos à Rússia e os mataremos em suas casas. Oh, irmãos, prossigam a jihad, matem e enfrentem-nos”, diz um homem encapuzado, enquanto dirige um carro no deserto. A Reuters elenca que não é possível verificar de onde foi postado o vídeo, mas que ele foi publicado por uma conta utilizada pelo grupo.

A Rússia ainda não se pronunciou oficialmente a respeito. Nesta segunda-feira (1º), um helicóptero russo que realizava ação humanitária para retirada de civis da Síria foi abatido por rebeldes, resultando na morte de cinco pessoas, mas não se sabe a qual organização os autores seriam ligados. 

O Estado Islâmico tem pedido que seus simpatizantes isolados, os chamados “lobos solitários”, realizem ataques ao redor do mundo sob o juramento de lealdade à organização jihadista. A ação dos “lobos” é um dos principais temores em relação às Olimpíadas do Rio.

Qualquer pessoa interessada em praticar atentados terroristas pode jurar fidelidade ao Estado Islâmico na internet e realizar os ataques, sem necessariamente ter ligação direta com a coordenação do grupo terrorista, que age majoritariamente na Síria e no Iraque.