Processo ocorre após renúncia de David Cameron
Os parlamentares do Partido Conservador devem se reunir nesta terça-feira (5) para iniciar as votações que decidirão o novo primeiro-ministro britânico, em substituição a David Cameron, que renunciou após a derrota do “fica” no referendo sobre a saída da União Europeia.
De acordo com a agência francesa AFP, Theresa May, ministra do Interior, é apontada como favorita. No sistema parlamentarista britânico, o partido ou coligação que possui mais cadeiras no Parlamento realiza uma eleição interna onde é indicado o chefe de governo.
Toda terça e quinta, haverá rodadas de votações com todos os nomes possíveis. Nelas, os menos votados são eliminados. Quando restarem apenas dois, os 150 mil cidadãos filiados ao partido escolherão, de forma direta, o novo mandatário por maioria simples.
Além de Theresa May, os candidatos são o ministro da Justiça, Michael Gove; o secretário de Estado do Trabalho e Pensões, Stephen Crabb; o ex-ministro da Defesa, Liam Fox; e a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom.