Países reatam relações gradativamente

Os Estados Unidos voltaram a realizar voos comerciais a nesta semana. Quando o voo JetBlue 387 pousou em Santa Clara na última quarta-feira (31), estava terminada a primeira viagem a negócios entre a maior potência do mundo e a ilha socialista, em 55 anos.

O voo do Fort Lauderdale, na Flórida, para Santa Clara, em Cuba, é ‘símbolo do descongelamento de relações entre os ex-adversários na Guerra Fria', afirma a rede CNN. Os dois países reataram suas relações em 2015.

O canal de tevê norte-americano lembra que, até agora, a cidade cubana onde ocorreu o pouso é conhecida por abrigar a tumba do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara, um dos mais ativos membros da Revolução Cubana, que ajudou a compor o governo de Fidel Castro após a vitória da guerrilha.

O departamento de Transportação dos Estados Unidos, citado pela CNN, diz que até 110 voos comerciais já estão preparados para começar a voar a Cuba, e que oito começarão a realizar viagens.

O secretário Anthony Foz afirma que as “ações são resultado de meses de trabalho das linhas aéreas, cidades, governo dos EUA e diversos outros fatores”.

O turismo indo dos EUA a Cuba continua ilegal, mas há 12 categorias em uma lista de viagens autorizadas. Antes de os norte-americanos poderem viajar à ilha, eles terão de apresentar documentos preenchidos com diversos itens, a respeito de temas como escolaridade, profissão, motivos do voo, entre outros