Pular para o conteúdo
Mundo

Dos 31 ataques terroristas que aconteceram neste ano, apenas 3 foram no Ocidente

Os números colocam em debate a importância dada ao Ocidente
Arquivo -

Os números colocam em debate a importância dada ao Ocidente

Estes são os números de ataques terroristas de autoria assumida por grupos organizados neste ano. Iraque e Paquistão são os países que mais sofrem com o islâmico. Dados contradizem a suposta “guerra ao modo de vida ocidental” e colocam em debate o destaque dado a violência que acontece no Ocidente, em detrimento de outros territórios.

Na noite desta quinta-feira (14), mais um ataque terrorista ocorreu na França, em Nice.O terrorista, de origem tunisiana, avançou com um caminhão contra uma multidão durante a comemoração do feriado do Dia da Bastilha, deixando mais de 80 mortos e 200 feridos.

É a terceira ação coordenada por grupos terroristas islâmicos contra um país do Ocidente. O número é preocupante. Mas ainda não chega nem perto dos atentados realizados pelos mesmos grupos contra países da África e Oriente Médio.

Foram 31 ataques terroristas de autoria confirmada só neste ano. Desses, apenas 3 foram em países do Ocidente, enquanto outros 28 ocorreram espalhados em países como Iraque, Afeganistão, Egito, Líbia e Paquistão.

No dia 22 de março deste ano, dois terroristas atacaram com bombas o aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, deixando cerca de 35 mortos e mais de 300 feridos. Esse foi o primeiro ataque em um país do Ocidente neste ano, realizado por grupos terroristas islâmicos.

O segundo aconteceu nos Estados Unidos, em uma boate LGBT no dia 12 de junho, em Orlando na Flórida. Quase 50 pessoas morreram quando um homem armado atirou na multidão dentro do clube, deixando também 53 feridos. Foi o maior atentado terrorista em solo norte-americano desde o 11 de setembro, em 2001. Com o ataque na França nesta quinta-feira, o número de mortos em ataques no Ocidente supera 160 pessoas.

Mas, comparado com o número de vítimas de ataques terroristas no Oriente Médio e África, é assustadora a diferença. Mais de 904 pessoas morreram só neste ano por conta de ataques coordenados por grupos terroristas fora de países do Ocidente.

O ataque mais grave ocorreu justamente neste mês de julho, no Iraque. Mais de 300 pessoas morreram no dia 3 de julho, com atentados com carros-bomba e explosivos. Uma das ações coordenadas atingiu uma movimentada área comercial do centro da capital iraquiana, que estava repleta de gente, devido ao Ramadã, mês de jejum muçulmano. O próprio Estado Islâmico reivindicou o ataque.

O Iraque é um dos países que mais sofreu com atentados neste ano. De janeiro até o mês de julho foram seis ações terroristas no país, deixando centenas de mortos e milhares de feridos.

Os dados contradizem o argumento utilizado por grupos de extrema-direita no Ocidente, que consideram os ataques terroristas causados por grupos extremistas islâmicos uma guerra declarada ao modo de vida ocidental.

Mesmo que a intensidade dos ataques tenha aumentado nos últimos anos, a parcela da população mundial que mais sofre com as ações terroristas reside justamente em países com maioria muçulmana, que é o caso do Iraque, Paquistão, Egito, Líbia, Turquia, Afeganistão, e outros da África e Oriente Médio. Os números também colocam em cheque a própria reação de governantes, sociedade e mídia de países ocidentais.

É inegável a gravidade dos ataques desta quinta-feira, na França. Porém, é preciso entender que o problema do terrorismo extremista islâmico sempre existiu e passa por uma fase ainda mais tenebrosa em países subdesenvolvidos e abandonados pela guerra, como é o caso do Iraque.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Últimas Notícias

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror