Ditador Kim Jong Un acompanhou pesquisas

A anunciou, nesta terça-feira (20), o lançamento de um novo motor de foguete, com objetivo de produzir mísseis com capacidade de atingir outros continentes.

De acordo com a TV estatal norte-coreana, citada pela rede francesa Euronews, o ditador Kim Jong Un teria coordenado os testes para produção do material balístico.

Funcionários ligados ao regime afirmam que o líder já ordenou o início de preparativos para o lançamento.

A Coreia do Sul repudiou o anúncio. Com base no que a Coreia do Norte anunciou, nós percebemos que o impulso do motor melhorou. Vamos continuar a acompanhar de perto quaisquer movimentos adicionais dos militares norte-coreanos no próximo mês”, afirma o porta-voz das Forças Armadas sul-coreanas, Jeon Ha-Kyu.

Os vizinhos do sul, juntos ao Japão e Estados Unidos, já haviam condenado o último teste nuclear feito pelo ditador, no início de setembro. Os três pedem imposição de sanções mais rígidas contra o regime de Kim Jong Un na ONU.

A agência francesa AFP afirma que os testes demonstram o objetivo de Pyongyang de avançar nas ameaças aos Estados Unidos. O governo da Coreia do Norte já realizou dois testes nucleares e lançou quase 20 mísseis, vários deles a partir de submarinos, desde o início do ano.