Testes foram resposta a sistema antimísseis

A fez novos testes de mísseis que, de acordo com autoridades sul-coreanas, têm poder suficiente para “atingir toda a ”. De acordo com o português Jornal de Notícias, eles foram lançados na segunda-feira (18) da cidade de Hwangiu e voaram entre 500 e 600 quilômetros até o Mar do Japão.

As Forças Armadas da Coreia do Sul lançaram um comunicado, em que alertam para os riscos de que os testes atinjam o solo sul-coreano. Na semana passada, o regime de Kim Jong-Un ameaçou o desenvolvimento de armas nucleares em represália à implementação de um sistema antimíssil no Sul pelos EUA.

Pyongyang havia anunciado, após a divulgação da parceria entre Washington e Seul para o sistema de segurança, que responderia com “ação física”, mas não especificou o que seria tal ação. A estrutura antimísseis faz parte de uma política de defesa do Sul, desde que o Norte avançou em suas pesquisas bélicas.

As tensões entre os dois países aumentaram, depois que o Partido Comunista da Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear em janeiro, iniciando a partir dali uma série de lançamentos de mísseis. No Congresso do Partido, foi anunciado que as atividades bélicas seriam reforçadas.