Pular para o conteúdo
Mundo

Comitê oficializa fim da candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2024

 Paris, Los Angeles e Budapeste continuam na disputa
Arquivo -

 Paris, Los Angeles e Budapeste continuam na disputa

 

O presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, confirmou nesta terça-feira (11) a interrupção oficial da candidatura italiana a sede dos de 2024. A informação é da Agência Ansa.

“É o dia do esclarecimento. Escrevi uma carta ao COI [Comitê Olímpico Internacional] com a qual interrompemos a candidatura. Coerentemente com o que dizia anteriormente, para levar adiante esse projeto precisávamos de três pernas. Uma dessas, segundo a minha opinião e da maioria dos italianos, por motivos demagógicos, faltou. Assim, fomos obrigados a interromper e, acreditem, foi difícil derrubar-nos”, disse Malagò visivelmente emocionado.Comitê oficializa fim da candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2024

O anúncio do Coni ocorre 20 dias após a prefeita de Roma, Virginia Raggi, anunciar a desistência do governo local de tentar sediar a Olimpíada de 2024. Para ela, o líder do esporte olímpico italiano voltou a fazer críticas pesadas.

“Raggi disse que seria irresponsável dizer sim. Não é mais irresponsável dizer não a US$ 1,7 bilhão do COI para a retomada de Roma? Ninguém poderá cancelar a nossa história. Queria poder ter dito a Raggi que iríamos fazer Jogos limpos e lícitos. O interesse de corrupção não nos interessa”, afirmou Malagò sobre a acusação do partido da prefeita, o Movimento Cinco Estrelas (M5S), de que as Olimpíadas seriam usadas apenas para desviar verbas.

No entanto, ele destacou que sequer conseguiu falar com a prefeita, que deixou os representantes do Coni esperando em uma sala de reuniões e não compareceu ao encontro, ou com o líder do M5S, Beppe Grillo.

Citando algumas personalidades que fariam parte da gestão do evento em caso de vitória, o cartola disse que Raggi tomou “uma decisão pré-concebida” e que ela “não quis nos escutar” em nenhum momento.

Para Malagò, a desistência arranhou os 102 anos de história do Coni. Agora “teremos que escalar uma montanha” para recuperar “nossa credibilidade”.

“Interromper esse processo a 11 meses da decisão causa um precedente. Vancouver, em 1974, se retirou da corrida pelos Jogos de Inverno de 1980. Vancouver só realizou os Jogos em 2010. Pagaremos um preço altíssimo e isso nos faz entender quais serão os danos ao esporte italiano. Pela primeira vez em 102 anos o país inteiro apoiava a candidatura. Agora, tentarei deixar com credibilidade o país e o esporte”, destacou o dirigente.

Inconformado, Malagò voltou a dizer que Raggi tem em suas mãos “as recentes pesquisas que mostram cada vez mais romanos favoráveis” ao evento.

“Pouca popularidade? Nós tínhamos Totti, Valentino Rossi, Pellegrini, Buffon. Toda a indústria do país, 68 medalhistas no Rio, prêmios Oscar, o que poderíamos fazer a mais? Manifestações? Eu não gostaria disso e não é nosso estilo. Erros? Nós cometemos, por certo. Mas, é esse fogo amigo que não esperávamos a três quartos do fim da corrida”, disse ainda sobre a suposta “falta de apoio” destacada pelo M5S.

Agora, com a desistência de Roma, as cidades de Paris (França), Los Angeles (EUA) e Budapeste (Hungria) continuam na disputa para ser a sede do maior evento do mundo em 2024. O anúncio do vencedor será divulgado em setembro de 2017, durante o congresso do Comitê Olímpico Internacional no Peru.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
capotado

Motorista tenta desviar de buraco e capota carro na MS-338 entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu

Titanic

E se Jack e Rose tivessem um ‘final feliz’? Vídeo de inteligência artificial cria desfecho de Titanic

Ventania de 24 km/h derruba árvore e alastra incêndio em Campo Grande

samu

Canal de atendimento do Samu volta a funcionar após furto de fios interromper o serviço

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Inscrição para o processo seletivo de professor substituto da UFMS termina segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Seleção brasileira buscava um título inédito

Polícia

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Condutor foi desviar de um buraco na pista e acabou batendo em uma carreta bitrem

Polícia

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

A polícia acredita que o rapaz foi torturado antes de ser brutalmente assassinado

Política

Irredutível: Trump avisa que tarifaço é realidade e passa a valer 1º de agosto

Senadores brasileiros, entre os quais os sul-mato-grossenses Nelsinho Trad e Tereza Cristina integram comitiva que tenta convencer governo americano rever plano