Presidente colombiano espera que acordo de paz seja aprovado antes

O presidente da , Juan Manuel Santos, divulgou nesta sexta-feira (14) a prorrogação do cessar fogo entre o governo do país e as (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) até dezembro deste ano. Santos fez um pronunciamento oficial na rede nacional de televisão.

O pronunciamento foi feito logo após um encontros com estudantes que fizeram uma manifestação solicitando a entrada em vigor do acordo de paz, segundo a Agência Ansa. Neste mês, o acordo de paz, fruto de quatro anos de negociações entre o governo colombiano e as Farc, foi rejeitado pela população do país em plebiscito.

“Tomei a decisão de prorrogar o cessar-fogo bilateral até 31 de dezembro. Que fique claro: isso não é um ultimato ou um prazo irrevogável, mas espero que todo esse processo para ter um novo acordo termine antes. Outras vidas, de soldados e de guerrilheiros, estão em jogo”, disse o presidente.

Santos foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz deste ano, por suas negociações visando por fim ao confronto de mais de 50 anos entre os revolucionários e o governo do país. Entretanto, parte da população colombiana se indignou com algumas das propostas do acordo de paz, que sofreu forte oposição do ex-presidente Álvaro Uribe.