Pular para o conteúdo
Mundo

Colômbia inicia contagem regressiva para tornar realidade paz com as Farc

Governo e guerrilheiros negociam acordo
Arquivo -

Governo e guerrilheiros negociam acordo

Após um crucial acordo de paz com a guerrilha das , a inicia nesta quinta-feira a contagem regressiva para o plebiscito com o qual busca tornar realidade as negociações, com o objetivo de deixar para trás mais de meio século de guerra interna.

Os colombianos receberam com alegria, mas também com ceticismo, o pacto alcançado na quarta-feira entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxistas), que para se tornar efetivo deverá ser aprovado em uma votação convocada para 2 de outubro.

“Fica nas mãos de vocês – de todos os colombianos – decidir com seu voto se apoiam este acordo histórico que coloca fim a este longo conflito entre filhos de uma mesma nação”, disse o presidente ao anunciar ao país o início do fim “do sofrimento, da dor e da tragédia da guerra”.

Santos, um político de centro-direita artífice das negociações realizadas em Cuba desde novembro de 2012, anunciou que nesta quinta-feira enviará ao Congresso o texto definitivo do acordo final de seis pontos, e o publicará para que ninguém possa dizer que não o conhece.

O acordo pactado com a maior guerrilha da Colômbia, surgida de uma revolta camponesa em 1964, permitirá superar em grande parte um confronto que envolveu grupos armados de esquerda, paramilitares de direita e forças estatais, com um saldo de 260.000 mortos, 45.000 desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Esperançosos, muitos exibiam na Colômbia na quarta-feira bandeiras do país e agitavam balões brancos celebrando a notícia. “É clamor popular, um grito nacional para que esta guerra fratricida acabe”, disse à AFP José Cruz, um ativista de direitos humanos.

O quarto processo de paz com as Farc depois de tentativas frustradas em 1984, 1991 e 1999 prevê compromissos para solucionar o problema agrário e enfrentar o do narcotráfico, fonte de financiamento da violência. Além disso, estabelece mecanismos de reparação às vítimas e de justiça, assim como de participação política dos futuros ex-combatentes.

Um cessar-fogo bilateral e definitivo e o desarmamento dos rebeldes em um prazo de seis meses contados desde sua concentração em 23 zonas e oito acampamentos na Colômbia estão contemplados no pacto de Havana, que concede à ONU e a observadores internacionais a supervisão do processo.

Para o analista Jorge Restrepo, este acordo não apenas termina com a política com armas, mas permite que a Colômbia se dedique “por fim” aos problemas de política pública pendentes e ataque “de maneira mais efetiva” problemas que exportou, em particular o das drogas.

“É uma oportunidade de virar a página”, enfatizou o diretor do Centro de Recursos para a Análise de Conflitos (Cerac), sobre o dilema de seguir buscando vingança pelo “imenso dano” que as Farc fizeram ao país ou de tomar o “caminho do perdão”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional