Governo saudita repudiou ações militares iranianas contra extremistas

Após a presença de tropas iranianas no Iraque para combater o grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico, o ministro do Exterior da , Adel Al-Jubeir, afirmou no último domingo (29) que o deveria “parar de se intrometer em questões do Iraque” e classificou a operação como “inaceitável”.

Os comentários, segundo a agência Associated Press, foram feitos depois do cerco à cidade de Fallujah, sob domínio de jihadistas e que está em processo de retomada por parte do governo iraquiano. As autoridades do Irã afirmam que assessores militares estão no Iraque a pedido das próprias forças iraquianas, para auxiliar no combate ao terrorismo.

O governo do Irã ainda rebateu rejeitando as críticas sauditas e acusando o vizinho de “apoiar o extremismo”, segundo a agência norte-americana. Al-Jubeir concedeu uma entrevista coletiva junto ao ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Phillip Hammond. Na ocasião, o chanceler saudita afirmou que “o Irã semeou a sedição e divisão no Iraque”.

Já o ministro britânico afirma que tem se articulado com autoridades sauditas para discutir as guerras na Síria e no Iêmen, nas quais Irã e Arábia Saudita apoiam lados inimigos. Ele declarou na coletiva que o Reino Unido está “comprometido com a segurança e estabilidade” dos países do .