Ministério da Saúde confirmou primeiro caso

Agentes fumigaram inseticida e limparam poças d' água nesta segunda-feira em áreas residenciais de Cingapura com alto risco de infecção por após 41 casos de transmissão local foram confirmados na cidade-estado.

Cobertos com máscaras, os agentes percorreram metodicamente conjuntos habitacionais públicos em sete áreas diferentes da ilha, inspecionando vasos de plantas com atenção e fumigando inseticida.

O Ministério da Saúde confirmou no sábado o primeiro caso de transmissão local de Zika em Cingapura, e apenas um dia depois o número de infectados chegou a 41. Todas as pessoas contaminadas são moradoras do bairro de Aljunied ou trabalham em um canteiro de obras em uma área de propriedade da empresa GuocoLand.

“Acreditamos que iremos identificar mais casos positivos”, disse o ministério nesta segunda-feira em sua atualização mais recente da epidemia.

“Dado que a maioria dos casos de Zika são assintomáticos ou moderadamente sintomáticos, e que os mosquitos das áreas afetadas podem já ter sido infectados, o isolamento de casos positivos tem um efeito limitado na administração da epidemia”, acrescentou a pasta.

Cingapura, um centro financeiro regional importante e um centro de transporte que mantém uma vigília constante contra o vírus da dengue, também transmitido por mosquitos, relatou em maio sua primeira ocorrência de Zika vírus, trazida ao país por um homem de meia idade que havia estado no Brasil.

O Zika vírus foi detectado pela primeira vez no Brasil no ano passado e desde então vem se disseminando pelas Américas. O Zika representa um risco para as gestantes porque pode causar defeitos de nascença graves e foi ligado a mais de 1.800 casos de microcefalia, uma má-formação craniana, no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse no domingo não saber “que variedade do Zika está circulando” em Cingapura ou “qual é o nível de imunização da população a esta variedade do Zika na Ásia”.